quinta-feira, 5 de março de 2009

As confissões de Marieta a terapeuta



capitulo 7

querido freud

Fui, só como observadora e estudiosa do comportamento urbano, assistir a
manifestação do Movimento das Mulheres Sem Marido na pracinha. Aliás, sabe
onde é a praça? Em frente a meu ex-consultório. Não, não é a clínica, não.
Falo da Igreja. Meu consultório-confessionário o melhor que já tive.
A manifestação em si foi aquela mesmice de sempre com o pessoal gritando "o
povo unido jamais será vencido", Lauriandra falou sozinha um tempão, depois
foi vaiada por um bando de mulheres que se dizia bem casadas, depois currada
pelo Movimento dos Tarados por Muié, e depois presa.
Entrei na igreja pra matar as saudades. Nessa hora o sacristão e namorado do
padre - maior gatinho - tá lá dando sopa. Entrei pra matar as saudades
encontro o sacristão:
- Marieeeeeeeetaaaaaaaaaa, poderosaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, Deus ouviu minhas
preces, tava doidinho pra lhe ver
- consulta voce marca no bar de Seu Manoel. A mulher dele, Eleutéria, é
minha secretaria. Tu paga 10 por cento da consulta a ela pra ela marcar seu
horário
- que horrooooooooorrrrr, eu sempre trabalhei de graça pra você, sua
horrorosaaaaaaaaaa
- mas a igreja é publica. não é sua. e a Eleutéria é dona do bar. Mas o que
vc deseja?
- ah, lhe pedir pra voltar a dar expediente aqui
- nem morta, o vigário me trucida
- não, horrorosaaaaaaa, ele tem ciume de nós dois, de nosso relacionamento.
Mas eu já expliquei que é algo tipo Edipo e Jocasta
- sai pra lá qui tu não tem idade de ser meu filho e eu sigo Jung. Eu não
sigo Freud.
- mas o padre não sabe disso, meu bem... o confessionario anda vazio.
ninguem mais quer vir se confessar. a ultima que veio teve que rezar 1500
pai nossos e saiu xingando o padre todinho, dizia que antigamente voce
aceitava convenio e era muito mais barato...
- bom, vou vir a missa hoje e depois converso com o padre. Se ele deixar
posso atender aqui também. Porque não? fico com dois consultórios, porque lá
no bar de seu manuel é 10. Quando o povo tá bebum me conta cada coisa...
aff... ce precisa ver...
Bom, Freudinho, resumo da ópera: fui, falei com o padre, o padre concordou
pois minha presença lá dava ibope a igreja. Nego se consultava em vez de
confessar e dizia que pagar 150 reais de consulta é mais prático que rezar
1500 avemarias. Agora estou atendendo na igreja de novo e no bar de seu
manuel. Tou com cada paciente novo que vc nem acredita. Um deles é o
Alcebiades que chamam de Alcebebado porque ele só vive cheio do mé... Ele
cismou que é o Bob Esponja e que a esposa do portugues - Seu Manuel, do
bar - é o Lula Molusco. Tou ferrada

Sua amiga e discipula de seu concorrente,

Marieta

Nenhum comentário:

As Estrangeiras - Capitulo 4 - Gabrielle a francesa

Capitulo 4 ´- Gabrielle, a francesa Gabrielle era francesa mas não nasceu nem morava em Paris. Tampouco morava em, Lyon, Marseille, N...