sábado, 31 de janeiro de 2009

a mão que abana a churrasqueira - capitulos 4 a 6



Capitulo 4

- Elesbinaaaaaaaaaa, o que você está dizendo é muito grave
- que eu aceito troca de favores?
- não que você não é jornalista
- sou mesmo, não. sou formada em decoração, mas eu gosto de escrever
- quem falou que jornalismo é só escrever?
- mas é fácil eu aprendo
- nada disso... mesmo com você morrendo de diarreia, sinto muito, terei que
lhe denunciar ao sindicato
- pliiiiiiis, não faça isso, me leve ao médico, primeiro
- levo, mas ao Hospital da Esquina
- aquele onde morreram os defuntos que a Aurora falou? nãaaaaaao
- não tem importancia, Bininha, seu nome não é Antonio...

epaaaaaaaaaa, como Eleosvaldo sabe que os defuntos chamam Antonio?

- enfermeira, por favor, me acompanhe até a diretoria
- mas eu não fiz nada errado, só estou vendo o armário dos remédios
- me acompanhe até a diretoria, por favor, só médicos chegam aqui no armário
dos remédios
- é? pois vou aproveitar e dizer ao diretor que os remédios estão com o
prazo de validade vencido...
- é mesmo jornalista Aurora, editora de Defuntos do jornal Tapinha do meio
dia?
- heim, como ce me reconheceu?
- elementar, minha cara jornalista, enfermeira nenhuma fica xeretando por
ai...

mais tarde

- me lasquei. Ou então... Ah, ai tem truta. Como eles me reconheceriam? Eu
planejei tudo. Alguem me dedurou, mais quem?
Hum... Viviane? Norma Sueli e Claudete Sandra aquelas colunistas desocupadas
que passam o dia inteiro no bar bebendo cerveja? Eleosvaldo? Fernandão, o
fotógrafo? Elesbina... Sim, Elesbina, eu ouvi gritos dela na portaria, deve
estar querendo furar a matéria e se fingiu de doente... Bom, tenh. o Laboratório Macedo & Maistarde Broders e Associados Limitada,
fabricante do prendedor de intestino com a data de validade vencida...
Mas, cá pra nós, tu me pagas, Elesbina...

enquanto isso na enfermaria W

- putzzzzzzzzz, enfermaria W? Caraca, que o plano de saude não cobre suite
ou apartamento eu sei. Mas podia ser enfermaria A ou B...
- Elesbina, o hospital aqui é do SUS.
- Mas eu tenho plano de saude. Eu fiz permuta, decorei o apartamento do dono
da empresa de medicina de grupo e coloquei umas notinhas favoráveis no
jornal
- plano para exames de fezes, que nenhum médico pede, Elesbina, eu já
chequei
- tou lascadaaaaaaaa, eu vou morrer... Se me derem o Prendedor de Intestino
Macedo eu tou lascadaaaaaaaaa
- não morre não. O diretor do hospital já deu sumiço nas provas?
- provas?
- mandou incinerar os remédios com validade vencida...
- mesmo assim eu tou lascada, quando Aurora descobrir que eu estou aqui e
misteriosamente você está sabendo tudo sobre os defuntos que morreram no
hospital, ela vai me trucidar viva.

no botequim

- Normaaaaaaaaaaa, você não sabe das fofocas
- da Elesbina, da Aurora e do hospital? Já ligaram no meu celular pra
contar, Claudete
- quando acaba eu sou a colunista de fofoca, tá vendo ai? sou a ultima a
saber das coisas
- é que eu sou apuradora, o povo da cidade todo me liga contando as coisas e
eu passo para a pauta, hora...

enquanto isso na redação

- Tapinha do Meio Dia, redação, boa tarde... Aqui é Vitória Eliana a
secretária. Não, saiu todo mundo. Foi. De tarde nas redações é um vazio
demográfico só, menino, só rola reporter fazendo uns bobozinhos pra encher
página, o quente é de manhã e de noite. Aurora? A dos enterros? Deve ter ido
fazer ronda nos cemitérios. Não está aqui não. O que? Dizer a ela? tá bom.
Pode deixar que darei o recado...

qual o recado que mandaram para Aurora? Vejam depois
 
Capitulo 5

Vitória Eliana, a secretária, atende um telefonema com um
recado para Aurora. Nubia Jorgina, funcionária do arquivo
que vivia xeretando a redação, se contorceu de curiosidade
em saber que recado era esse, mas Vitória Eliana é daquelas
pessoas discretissimas que não conta nada nem ao padre no
confessionário. Só Aurora soube do recado...
- Duda Guaranaes, marqueteiro? Sei lá quem é. Não vou ligar
de volta não, Vitória. Faz seguinte, quando ele ligar,
pergunta a ele se a mãe dele vai bem e diga que eu mandei
ele TC e PB(*)...

entrementes os ouvidos das paredes da redação que se chamam Norma Suely,
Claudete Sandra, Viviane e Nubia Regina (enxerida e xereta)...

- Caraca, não acredito. O Duda Guaranaes, maior partido da cidade, dá mole
para ela, liga pra ela, deixa o telefone, diz para ela ligar e a idiota
esnoba...
- esnoba, não, mandou tc e pb
- e jogou o papelzinho do telefone fora
- mesmo?
- tá lá na cesta pois a faxineira ainda não recolheu o listo
- meninas, tive uma idéia sinistra...
- qual, Viviane?
- bom, o Guaranaes não conhece a voz da Aurora, né?
- ce pensou no mesmo que eu...
- vamos a luta, então

e assim, as bisbilhoteiras resolveram ligar pro Duda Guaranes, ver qual é e
já sonhavam com um encontro...

- não podemos marcar encontro...
- porque?
- quem é que vai?
- pois é: quem é que vai? vai dar briga

alheia a todos os mexericos, Aurora conseguiu ajuda do contínuo do hospital
Edenivaldo e teve acesso as fichas com os procedimentos médicos dos 17
defuntos chamados Antonio

- Todos foram atendidos pela mesma médica Laura Zureta, pela mesma
enfermeira, Luciana K Paxo, ficaram todos na enfermaria w... Caracaaaaaaaa,
Elesbina está lá. Vou ter que voltar ao Hospital.
Problema é entrar lá. Eu tou marcada, mas não vou deixar a Elesbina correr
risco de vida. Mesmo que seja uma decoradora ocupando o lugar de um
jornalista, mais, trabalhando de graça e fazendo corrupção... Vou lá... Vou
tirar a Elé de lá de qualquer jeito...

daqui a pouco o telefone torna a tocar para a Aurora que desta vez atende

- Editoria de falecimentos...
- Aurora, aqui quem fala é o Duda Guaranaes, o marqueteiro. Que tal trocar a
matéria dos defuntos do Hospital da Esquina por uma bela viagem no navio
Ogenio Z?
- Porque não manda Viviane? Ela é editora de moda, bonita, sarada,
chiquérrima...
-Não queremos ninguem do circuito de moda nem nenhum jornalista
recem-egresso das faculdades...
- Manda a Elesbina, ora. Ela é decoradora e adora essas coisas chiquérrimas.
- Ce não entendeu, Aurora, temos ordem. Tem que ser você, ce tem que parar
com a matéria dos defuntos, entendeu? Pode prejudicar a imagem do hospital.
- Pois eu sou anarquista, rebelde, revolucionária e NUNCA VOTEI NO PT. Não
vou, não vou, não vou. E olha que nem medo de navio eu tenho, eu sei nadar.
Manda a Viviane e Zé Fini...

do outro lado do telefone

- quero saber quem foi que disse que jornalista se vende por um prato de
almoço. Essa dai não quer se vender nem por um cruzeiro de navio
- ce errou a tática, guaranaes, ofereceu cruzeiro que saiu de circulação há
muitooooo tempoooo

quem é este ser misterioso que conversa com o Guaranaes? E o que acontecerá
com Aurora se não aceitar a propina do navio?




Capitulo 6

- Cada uma que inventam. Esses marqueteiros, viu? Vou te contar. Veja se vou
perder a chance de desmascarar o serial killer do hospital. Nunca... Eles
querem cobertura de viagem de navio? Mande a Viviane, ora...
- Falando sozinha, baby...
- Paulete, santa... Só você para me entender.
- Conta aqui pro Paulinho, Rorinha... Saudades do Fernandão?
- Aquela anta? Deus é mais. Ele que fique lá com a mocréia dele. Eu tou
ótima sozinha.
- Mas quem vai viajar de navio
- Eu, se quisesse, se pensasse que nem a Elesbina, se fosse verdade que
jornalista se vende por um prato de comida
- Ah, meu bem. Não vamos exagerar, né? Bem que eu, editor de economia, podia
ir em seu lugar, eu e meu bofe novo o Carlinhos, um empresário
maravilhoso...
- Boa idéia, Paulete, e você é mais minha amiga que a Viviane ou a Elesbina.
Vou ligar pro Duda Guaranaes e falar que...
- Duda Guaranaes? Aquele da pendenga lá da propaganda das cervejas Cana e
Iscrinol com o Zezé Axezinho?
- Pois é...
- Então tou fora... Se ele falar pra meu bofe que me trair com o Chico da
Portaria não tem nada demais? Vou não. Eles que arrumem outra pessoa ou vai
você mesmo, santa...

toca o telefone

- Aurora...
- Fernandão? Qual o caso?
- Deixa a Laura em paz. Ela não lhe fez nada.
- Sei lá quem é essa Laura.
- Laura Zureta
- Ah, a médica e provavel serial killer...
- Ela não é serial killer. Ela é séria. Ela é vítima da oposição.
- E você é uma anta idiota que acredita nessas babacas.
- Ela não é babaca.
- Ela é pior que babaca, meu caro. Mas eu que não vou gastar palavrão na
novelinha. Sou uma jornalista chiquérrima...
- que cobre enterro
- enterro ou não enterro eu não roubo nem copio diagnóstico de outro médico
que nem ela faz
- prove
- vou provar sim. Você vai ver, Fernandão.
- Não brigue com a Laura. Esqueça ela por favor. Vai viajar de navio...
- Vou viajar um kct. Vou ficar aqui e agora eu cismei: vou meter a Laura na
cadeia. Vou provar que ela é a serial killer...
- Não é ela...
- tá assinado e eu estou com as fichas, Laura Zureta...
- Me dê as provas... Me mostre...
- Nunca, anta... Jamais... E aliás, que história de Laura é essa? Tu não
estava de cacho com uma tal Ceci Lambisgoia?
- Essa dava a todo mundo...
- E a Sheila?
- Não deu certo...
- Ai pegou a matadora de doentes...
- Ela não é matadora...
- Veremos, Fernandão... Ah, e por favor, esqueça que eu existo, tá?

enquanto isso, no botequim

- Coisa mais cafona, botequim... A autora da novela poderia ter arrumado uma
lanchonete, um shopping center, um fast-food
- Tá doida, Norma Sueli? Jornalista em fast-food? Ainda mais mulheres
antenadíssimas, saradas, etc, como eu, você, a Viviane...
- Falando em mulheres, tem algo estranho nessa história.
- O que, Normete?
- Falta homem. Só apareceu até agora o Eleosvaldo
- E o Guaranaes, o Fernandão e o Paulinho?
- Dois homens e meio, e só apareceram de telefone.
- o que você acha?
- que tem serial killer mal resolvido ai. Eiiiiiiiiiiii...
Aguente ai dois minutos. Saquei uma coisa, deixa falar lá pra a Aurora...


Assim Norma Sueli deixa Claudete Sandra no boteco e vai atravessar a rua
para contar algo que ela descobriu a Aurora. Nesse momento, passa um carro
e...

...e aguarde o proximo capitulo... que acontecerá com a Norma? E no
hospital? Como está Elesbina na enfermaria w? E Laura Zureta? E os pacientes
chamados Antônio deixaram alguma herança? Vejam depois

Nenhum comentário:

As Estrangeiras - Capitulo 4 - Gabrielle a francesa

Capitulo 4 ´- Gabrielle, a francesa Gabrielle era francesa mas não nasceu nem morava em Paris. Tampouco morava em, Lyon, Marseille, N...